0

Cabelos X Verao

Cabelos X Verão
No verão lavamos os fios com mais frequência e junto com o acesso à praia e piscina, além da exposição ao sol são alguns dos fatores que exigem aumentar os cuidados com os cabelos. Nas mulheres que têm as madeixas quimicamente tratadas ou tingidas as atenções devem ser ainda maiores. Mas nada é complicado e não é preciso desespero sobre o assunto.
Com cuidados diários e adequados ao tipo de cabelo e rotina, os fios vão passar a estação saudáveis.
Algumas cuidados:
1. Mantenha os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos e bem higienizados: no verão o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas no couro cabeludo como inflamações, seborreia e caspa.
2. Enxague bem os seus cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade do mar e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.
3. Proteja seus cabelos das radiações solares. Além de causarem danos à nossa pele também agridem de forma intensa nossos fios de cabelo deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágue que tenham filtro de proteção solar.
4. Produtos com FPS devem ser aplicados nos fios 30 minutos antes da exposição ao sol. Os cabelos podem estar secos ou úmidos. Dê preferência aos que são enriquecidos com filtro solar e que agem por meio da nanotecnologia e proteína termoativada. Reaplique o produto sempre que houver necessidade, principalmente, após o mergulho ou suor excessivo.
5. Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina. Estes produtos não protegem os cabelos. Ao contrário podem facilitar os danos causados pela água do mar e piscina deixando os fios mais fracos e susceptíveis às quebras.
6. Evite prender o cabelo. Aliás, presilhas e elásticos desencapados causam a quebra dos fios.
7. Evite manter os cabelos úmidos sempre amarrados ou presos, pois ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.
8. Após lavar o cabelo, deixe-o solto de três a seis horas para que não fique opaco e quebradiço.
9. Sempre que possível dê um tempo ao secador ou use na temperatura menos quente.
10. Evite a água quente nos fios. Se possível, finalize com um jato de água fria.
11. Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar, água de piscina). Estes fatores, por si só já deixam os cabelos mais frágeis. Abusar de químicas nesta época poderá colocar em risco a qualidade dos fios de cabelos.
12. Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-los uma ou duas vezes por semana é uma boa pedida para melhorar a qualidade e saúde dos fios.
13. O condicionador deve ser usado sempre e pode até ser acompanhado da máscara capilar sempre que lavar o cabelo para reforçar a hidratação. Dica: use primeiro a máscara que é mais concentrada em ativos que são absorvidos pela cutícula do cabelo que está aberta. Depois, finalize com o condicionador que complementará o que faltou de ativos e selará a cutícula, ajudando na hidratação.
14. Escolha produtos que deixam os seus cabelos do jeito que você gosta. Não há muitas regras, exceto pelos produtos sem enxágue com filtro de proteção solar. Xampus, condicionadores e hidratantes capilares devem deixar seus cabelos bonitos e com aspecto de saúde.
15. Aproveite esta época do ano para relaxar. O estresse promove a liberação de substâncias e hormônios em nosso corpo que por si só são capazes de deixar nossa pele e cabelos com sinais de fragilidade e falta de saúde. Relaxe, pratique exercícios físicos, conviva com pessoas que gosta. Estes hábitos deliciosos também contribuem para cabelos mais bonitos.
16. Tenha uma boa alimentação. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com matérias-primas que ingerimos em nossa alimentação. Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos, além de deixá-los mais fortes para suportar as agressões do verão.
17. Alimentos com aminoácidos do tipo cistina e arginina são responsáveis pelo substrato do fio capilar. Abuse da gelatina!

0 comentários:

Postar um comentário