1

Delicia de Chocolate : Trufa Francesa



Delícia de Chocolate : Trufa Francesa

Acredito que essa delícia da Confeitaria Internacional seja conhecida de todas. A trufa francesa como sí só, a trufa de chocolate original, era feita a partir de uma bola de ganache coberta por fina camada de chocolate amargo e posteriormente envolvida em crosta de cacau em pó.
Reza a lenda que a criação dessa delícia se deve ao ilustre chef francês Auguste Escoffier por volta da década de 20, onde possivelmente um ajudante de sua cozinha, teria acidentalmente vertido algum liquido quente (provavelmente creme de leite, ou leite) em uma tijela de chocolate, e ao perceber que o sabor era agradável, quase mecanicamente tomou uma porção na mão e fez as bolinhas, que com a criatividade de Escoffier viriam a ser um dos doces mais consumidos no mundo todo.
Outra historia a respeito da invenção dessa iguaria, diz que foi criada pelo chef M. Dufour na cidade francesa de Chambery por volta de 1895, e foi posteriormente levada a Londres, onde Antoine Dufour abriu uma confeitaria em 1905.
Como não estamos em Paris onde encontramos Chocolateries com tantas delicias e claro, as  trufas frescas e por aqui encontrar uma boa trufa é tarefa dificil, pelo menos em boa parte do Brasil, onde não temos uma boa Chocolaterie em toda esquina, portanto decidi compartilhar, uma receita de trufas clássica.
Muita controvérsia se fez a respeito da denominação “trufa de chocolate” onde os mais ortodoxos defendiam que só deve ser chamado de “trufa” o bombom enrolado em forma esférica e envolto em cacau em pó guardando efetivamente as semelhanças com o fungo homônimo. Porém outros formatos de trufa são comumente encontrados em diversas confeitarias conceituadas pelo mundo, trazendo releituras do clássico em que seu formato tido como original é substituído.

Trufa Clássica e Básica de Chocolate
Ingredientes:
- 500 gr chocolate meio amargo
- 220 gr creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de glucose transparente
- 3 colheres de whisky
- 1/4 de fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência
- 1 pitada de sal marinho
- 15 gr de manteiga integral sem sal

Mode de fazer:

Pique o chocolate amargo finamente e reserve. Aqueça o creme de leite fresco, com a manteiga, o sal, e a fava de baunilha. Quando atingir fervura, derrame sobre o chocolate picado, adicione o whisk e a glucose e mexa até que a mistura se torne homogênea e brilhante, resfrie e modele bolinhas, manualmente ou com auxílio de boleador de alimentos. Uma dica é despejar essa mistura em uma forma de bolo inglês forrada com filme plastico, e depois de endurecer, cortar cubos na porção desejada, e então dar formato de bolinhas na mão.  Cada bolinha deve ser banhada no chocolate amargo derretido e temperado (conforme as instruções de cada fabricante) e envoltas em cacau em pó.

   


Aproveito para deixar também a sugestão de um Blog de Culinária que tem muita receita bacana, que encontrei quando estava a procura de receitas de Trufas,  http://marcopiccoli.blogspot.com/


1 comentários:

Eve disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário